Dez hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foram classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tendo alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.
A relação, que analisou dados de 2024 e foi divulgada neste mês pelo órgão federal, classificou equipamentos que contam com Unidades de Terapia Intensiva (UTI).Na lista, estão todos os hospitais regionais – Norte (HRN), do Sertão Central (HRSC), Vale do Jaguaribe (HRVJ) e do Cariri (HRC) – assim como seis unidades da capital – hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Infantil Albert Sabin (Hias), Geral Dr. César Cals (HGCC), de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e Estadual Leonardo da Vinci (Helv). Dois deles, o HRN e o HGF, alcançaram 100% de conformidade nessas práticas e ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar no ranking nacional. Os demais hospitais cearenses também ranquearam entre os 25 mais bem colocados do Brasil.
Segundo o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, esses resultados representam um importante reconhecimento ao compromisso da Sesa com a segurança do paciente.
“Esse desempenho nos enche de orgulho e evidencia o esforço dos envolvidos. O resultado é fruto do trabalho contínuo estimulado pelo Governo do Estado do Ceará, possível graças ao empenho dos profissionais de saúde, das gestões hospitalares, das secretarias executivas da Sesa e da condução técnica das Superintendências. É mais uma demonstração de que o Ceará segue como referência nacional em saúde pública”, disse.
Melhor acolhimento ao paciente
Nas unidades, o setor de Qualidade e Segurança Hospitalar é responsável por coordenar ações e processos que visem o melhor acolhimento ao paciente. Os profissionais que trabalham nessa área fazem levantamentos de atendimentos realizados, auxiliando em estratégias e tomadas de decisões necessárias para o bom andamento do hospital.
De acordo com Kildery Teófilo, gerente de qualidade e segurança do Hospital Regional Norte, isso demonstra o comprometimento com a realização de boas práticas para promover a segurança do paciente em todo o ciclo do cuidado. “Estamos muito felizes com esse resultado, cada vez mais estimulados para desenvolver estratégias em busca de ofertarmos um cuidado mais seguro, acessível e de qualidade em toda a jornada do paciente e em sua passagem pelo hospital.”
Para a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do HGF, Araguacy Rebouças, as boas práticas refletem positivamente no atendimento ao cidadão. “O Hospital Geral de Fortaleza tem, ao longo dos anos, fomentado boas práticas em segurança do paciente, visando oferecer um cuidado cada vez mais seguro e eficaz. Essa conquista reflete a eficácia do nosso planejamento e o comprometimento diário com a cultura de segurança em todos os níveis da instituição — da gestão às equipes assistenciais — chegando até os nossos usuários em forma de um cuidado humano, seguro, eficaz e baseado em evidências científicas”, disse.