Na partida que encerrou a quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia derrotou o Ceará por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, dia 21, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com um time misto devido ao foco na próxima partida da Libertadores, o tricolor conquistou seus primeiros três pontos no torneio com gol de pênalti de Everton Ribeiro nos acréscimos do segundo tempo.
A vitória tirou o Bahia da zona de rebaixamento, agora com seis pontos e ocupando a 13ª posição. Já o Ceará permanece com sete pontos e segue em quinto lugar, dentro da zona de classificação para a fase preliminar da Libertadores.
O jogo foi marcado por poucas oportunidades claras de gol. Com uma escalação alternativa, o time da casa teve dificuldades de entrosamento e pouco ameaçou o adversário. O Ceará, por sua vez, adotou postura defensiva e parecia satisfeito com o empate até os minutos finais.
As melhores chances do primeiro tempo surgiram apenas nos acréscimos, com finalizações perigosas de Cauly e Guilherme. No segundo tempo, o goleiro Fernando Miguel ainda brilhou ao defender um chute à queima-roupa de Ruan Pablo, após cruzamento de Everton Ribeiro.
Mas foi já nos 59 minutos, após revisão do VAR, que o árbitro marcou pênalti cometido por Pedro Henrique em Tiago. Everton Ribeiro foi para a cobrança e definiu a vitória do Bahia, encerrando o jejum de vitórias na competição.