De acordo com dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza é a capital mais arborizada da região Nordeste.
O levantamento aponta que 59,7% da população da capital cearense reside em vias com presença de árvores.Apesar do destaque regional, o índice de Fortaleza está abaixo da média nacional, que é de 66%.
Entre as capitais nordestinas, Teresina (57,7%) e Natal (55,2%) aparecem na sequência. Já Salvador (34,1%), São Luís (34,3%) e Aracaju (44,3%) apresentam os menores percentuais da região.Em âmbito nacional, Campo Grande (91,4%), Goiânia (89,6%) e Palmas (88,7%) ocupam as primeiras posições no ranking de arborização urbana.
“A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos”, afirma Maikon Novaes, analista do IBGE.No Ceará, 74,4% dos municípios possuem proporção de moradores em vias com arborização de cinco ou mais árvores acima da média nacional (32,1%).
A área de concentração de Fortaleza (12,2%) tem proporção de moradores em vias com três a quatro árvores inferior à do Brasil (13,5%).Em todo o país, 20,4% da população reside em vias com até duas árvores, 13,5% em locais com três ou quatro, e 32,1% em ruas com cinco ou mais árvores.
Maringá (PR) tem o maior percentual de moradores em vias arborizadas (98,6%), enquanto São José (SC) apresenta o menor (15,1%) entre municípios com mais de 100 mil habitantes.