A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, dia 16, novas regras para a prescrição e dispensação de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.
Entre os produtos afetados estão Ozempic, Mounjaro e Wegovy.Com a decisão, passa a ser obrigatória a prescrição médica em duas vias e a retenção de uma delas no ato da compra em farmácias ou drogarias, prática já adotada para medicamentos como antibióticos.
A validade da receita será de 90 dias após a emissão.A medida entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União. A Anvisa ainda não definiu a data de publicação, que deve ocorrer nos próximos dias.
A nova regulamentação atinge medicamentos usados no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, como Soliqua, Victoza, Trulicity, Saxenda, Rybelsus, Xultophy, Povitztra, Extensior, Lirux e Olire.Segundo a Anvisa, o aumento do rigor visa proteger a saúde pública, diante do crescimento de eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos fora das indicações aprovadas.
“A análise de farmacovigilância se baseou em dados de notificação no VigiMed, que, numa análise comparativa, sinalizou muito mais eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações aprovadas pela Anvisa no Brasil do que os dados globais”, informou o órgão.