Romeu Aldigueri defende abertura da Alece ao povo cearense

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Romeu Aldigueri defende abertura da Alece ao povo cearense

Foto: Júnior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, nesta sexta-feira, dia 14, durante sessão solene em homenagem ao Dia do Prefeito, realizada no Plenário 13 de Maio, o compromisso da atual gestão em abrir ainda mais as portas da Casa Legislativa para a população cearense.

“Estamos encomendando um projeto arquitetônico, vamos conversar, talvez até fazer um concurso. Nosso interesse é, verdadeiramente, abrir a Casa do Povo cearense para o povo cearense, abrir cada vez mais a Assembleia Legislativa para a população. Que todos saibam que esta é uma Casa de leis e de fiscalização, por onde, ao longo de 190 anos, passaram todos os grandes projetos transformadores do Ceará — e os que estão por vir”, afirmou.

Dando continuidade aos projetos voltados para a aproximação com a sociedade, o presidente também comentou os planos de revitalização da sede da Alece. “Nós queremos reabrir as galerias, abrimos agora a entrada pela Avenida Desembargador Moreira e queremos abrir os jardins da Casa. Futuramente, retirar os gradis, colocar áreas para ginástica, exercício, brinquedos para crianças, fazer área de piquenique, para que, aos sábados e domingos, a população do entorno se aproprie desse projeto arquitetônico tão belo que é a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”.Ainda dentro dessa proposta de integração, o presidente anunciou a criação de um espaço de representação simbólica dos municípios cearenses.

“Um dos nossos projetos será construir aqui um pavilhão onde nós teremos as 184 bandeiras, do leste a oeste, nos 150 metros da Casa, representando todas as prefeituras municipais, como existe na Organização das Nações Unidas (ONU). Então, a gente tem uma série de projetos que, ao longo deste ano, devemos executar, porque aqui nós representamos os 184 municípios do Estado”, assinalou.

O presidente do Parlamento cearense reforçou que, além de legislar e fiscalizar, a Alece também cumpre um papel ativo na oferta de serviços à sociedade. “Nós temos aqui à disposição dos senhores prefeitos, das câmaras municipais, de organismos não governamentais, da academia, de instituições sociais uma série de atividades”, assinalou.

Entre as ações citadas estão a atuação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), presente em mais de 100 municípios; o Escritório Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos (EFTA); o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec); o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que trata hoje, de forma respeitosa, a questão do espectro autista e da trissomia do cromossomo 21 (conhecida como síndrome de Down).

Também foi destacado o trabalho do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Alece (Procon Alece), que está presente em várias câmaras municipais e que, no ano passado, realizou quase 18 mil atendimentos.

Outro ponto de destaque foi o programa Alcance, que forma milhares de estudantes com cursos profissionalizantes e preparatórios para o Enem e vestibulares, em parceria com diversas prefeituras e câmaras municipais. A iniciativa se soma ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.“Temos uma série de outras atividades, como a Assembleia Itinerante, o Vem pra Alece, além do sistema de comunicação desta Casa, que está à disposição de todos”, completou.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.