O Governo do Ceará formou, nesta quinta-feira, dia 10, mais 376 policiais militares que irão atuar no reforço da segurança pública em todas as regiões do estado. A cerimônia foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio.
Com a nova turma, o total de policiais militares nomeados desde 2023 chega a 1.945. O governador Elmano de Freitas afirmou: “A chegada dos novos soldados, acima de tudo, traz mais esperança para que possamos continuar combatendo o crime, sempre fortalecendo as nossas forças de segurança”.
Os novos soldados irão compor o Policiamento Ostensivo Geral (POG) e fazem parte do programa Ceará Contra o Crime, que pretende colocar 6.730 profissionais de segurança nas ruas até o fim de 2026. Até o momento, 3.053 agentes foram contratados em diferentes corporações.
O secretário Roberto Sá destacou o apoio do governo estadual: “A segurança pública é um desafio em todo o país. Mas quanto maior o desafio, maior a nossa motivação para trabalhar para continuarmos enfrentando a criminalidade e tranquilizar a população cearense. Agradeço o governador Elmano por todo apoio”.
Os formados iniciaram as atividades acadêmicas em 25 de fevereiro e cumpriram 1.400 horas de formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Segundo o diretor da Aesp, Leonardo Barreto, os novos policiais participaram de atividades operacionais supervisionadas e já estão aptos a atuar.