Governo propõe isenção de energia para até 60 milhões de pessoas

Projeto será enviado ao Congresso e pode beneficiar famílias de baixa renda.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Governo propõe isenção de energia para até 60 milhões de pessoas

Projeto será enviado ao Congresso e pode beneficiar famílias de baixa renda.
Foto: reprodução

O governo federal pretende encaminhar ao Congresso Nacional, ainda neste semestre, um projeto de lei de reforma do setor elétrico. Uma das principais propostas prevê a isenção total da tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês. A medida poderá alcançar até 60 milhões de pessoas em todo o país.

Atualmente, indígenas e quilombolas têm isenção total se consumirem até 50 kWh, enquanto idosos com Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) recebem descontos escalonados de até 65% para consumo de até 220 kWh. A ampliação da tarifa social visa unificar e ampliar o benefício.

“Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a gratuidade de energia do consumo até 80 gigawatt por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão, lâmpadas para seis cômodos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O ministro não detalhou se os descontos escalonados serão mantidos. Ele afirmou que a proposta será financiada pela correção de “distorções internas do setor”, como o modelo atual de cobrança da segurança energética. Segundo Silveira, o mercado regulado paga mais por essa segurança do que o mercado livre.

Outra medida do projeto é permitir ao consumidor, inclusive o residencial, escolher a fonte da energia consumida. “O cara vai poder comprar energia como compra em Portugal ou na Espanha. Ele escolhe a fonte energética que ele quer comprar, pelo celular”, afirmou Silveira.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.