Arena Bece tem espaço próprio na Bienal do Livro

A programação começa no sábado, dia 5, com a exposição “Receita para Colorir o Mundo”
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Arena Bece tem espaço próprio na Bienal do Livro

A programação começa no sábado, dia 5, com a exposição “Receita para Colorir o Mundo”
Foto: reprodução/ Governo do Ceará

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará conta com a participação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) em um espaço próprio dentro do evento, a Arena Bece, com uma ampla programação durante os dez dias da Bienal, com rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros, laboratórios e oficinas, entre outras atividades, todas gratuitas. A Bece é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar.

“A Bece retorna à Bienal Internacional do Livro do Ceará reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso ao livro e promoção da leitura. Nossa presença fortalece o papel da Biblioteca Pública como um espaço dinâmico, acessível, trazendo uma programação diversa e conectada com os leitores de todas as idades”, comenta a superintendente da Bece, Suzete Nunes.

A programação começa no sábado, dia 5, com a exposição “Receita para Colorir o Mundo”, que traz as criações de crianças de 6 a 12 anos e celebra o olhar genuíno e criativo da infância. A arte como resistência segue com o espetáculo “Aurora”, uma história encantadora sobre sabedoria, luz e superação. A tarde reserva também um mergulho no legado da arquitetura modernista cearense, com uma roda de conversa sobre os 50 anos do prédio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), um ícone da cidade e da cultura local.

Para a diretora da Bece, Enide Vidal, “a presença da Bece na Bienal Internacional do Livro do Ceará pela segunda vez reforça nosso papel como um polo de incentivo à leitura e à formação de leitores. Com uma programação plural e acessível, buscamos contribuir para o fortalecimento do livro como ferramenta de transformação social.”

O evento se aprofunda na tradição do cordel com a roda de conversa “Rimas que Cruzam Voz e Verso”, que discute a importância dessa expressão cultural na literatura popular e sua capacidade de resistir ao tempo. À noite, o lançamento do livro “Cordéis Reunidos”, de Paola Tôrres, traz mais uma oportunidade de se conectar com as raízes da literatura nordestina, e o recital de violão e rabeca promete aquecer o público com uma performance de talento e sensibilidade.

A programação do final de semana segue com a presença de Airton Souza, que irá falar sobre a literatura infantojuvenil como uma poderosa ferramenta de resistência e transformação. A manhã do domingo (06/04) conta com a charmosa Vovó Carla, que comanda o Clubinho de Leitura, encantando as crianças com a história “A Melhor Mãe do Mundo”, uma obra que celebra o amor e o cuidado maternal.

A tarde se dedica à literatura indígena, com a presença de Trudruá Dorrico e Geni Nuñes, que discutirão a importância das narrativas ancestrais na preservação das culturas indígenas e na luta pela identidade. Em seguida, o encontro “Mulheres que Escrevem, Histórias Contam”, com Andréa Del Fuego e Aline Bei, vai refletir sobre como a escrita feminina é uma ferramenta de empoderamento, resistência e transformação social.

Para fechar o final de semana, a Edição Especial do Papo Negro traz a escritora cubana Teresa Cárdenas para um bate-papo sobre decolonialismo e a literatura. A conversa será um momento de reflexão profunda sobre como a literatura pode ajudar a descolonizar mentes e corações, fortalecendo as identidades negras.

As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis nos sites: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br e bece.cultura.ce.gov.br.

Sobre a Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que tem como tema “Das Fogueiras ao Fogo das Palavras: Mulheres, Resistência e Literatura”, é um convite para quem deseja mergulhar nas narrativas que moldam nossa história, com foco na diversidade de vozes femininas e na valorização da literatura como ferramenta de transformação. Nos dias 5 e 6 de abril, o Centro de Eventos do Ceará se tornará o ponto de encontro para todos que buscam vivenciar a verdadeira força da cultura, da literatura e da resistência feminina. A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará apresenta uma programação recheada de arte, reflexão e manifestações culturais que prometem emocionar e inspirar.

A curadoria da Bienal Internacional do Livro do Ceará deste ano é inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório, orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) e coordenadora de Formação, Livro e Leitura (CCFOL) da Secretaria da Cultura.

A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento tem como patrocinadores a Rede Itaú, Cagece e Cegás.

A Arena Bece é uma das grandes novidades desta edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Como a Biblioteca Pública é um espaço muito relevante para as políticas públicas do livro e da leitura do Estado.

Serviço:
Arena Bece na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 4 a 13 de abril, diversos horários
Entrada: gratuita
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE)

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.