A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) rebateu as declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro, que a responsabilizou por sua derrota nas eleições de 2022. Segundo ela, o resultado do pleito teve “outro motivo”.
O que aconteceu
Zambelli evitou detalhar sua afirmação, mas disse acreditar que Bolsonaro, em algum momento, entenderá a verdadeira razão da derrota. Na última segunda-feira, o ex-presidente afirmou que a deputada “tirou” seu mandato, em referência ao episódio em que ela sacou uma arma e perseguiu um apoiador do presidente Lula na véspera do segundo turno.
Apesar do desgaste na relação, Zambelli afirmou que ainda conta com o apoio de Bolsonaro e da bancada do PL, mas não pretende tomar a iniciativa de reaproximação. “Ele tem o meu telefone. Se achar que deve me ligar, ele me liga”, declarou.
A deputada também comentou a decisão recente do Supremo Tribunal Federal, que formou maioria para condená-la por porte ilegal de arma. Bolsonaro classificou o julgamento como uma “injustiça”. O ministro Nunes Marques pediu vista do processo, adiando a conclusão. Além disso, Zambelli enfrenta a cassação de seu mandato pelo TRE-SP por divulgar vídeos questionando o resultado das eleições, caso que ainda será analisado pelo TSE.
O que disse Carla Zambelli
“Para mim, Bolsonaro perdeu por outro motivo e não pela situação da arma. Essa declaração dele me deixou bastante entristecida. É um peso muito grande para uma pessoa carregar, ainda mais para alguém como eu, que sou patriota.”
“Um dia ele vai perceber que o que aconteceu comigo não foi o que decidiu a eleição. Ele está num momento difícil, e, em situações assim, é normal que a pessoa tenha falas mais extremadas.”
“O policial deu voz de prisão para o [jornalista] Luan [Araújo], e ele fugiu. Quando começou a correr, me chamou de prostituta. Eu não estava com a arma sacada naquele momento, só saquei após ouvir um estampido de tiro. Jamais sacaria uma arma contra qualquer pessoa na rua.”