O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para chuvas intensas em todo o Ceará. O aviso, válido até as 10h de terça-feira, dia 11, indica que os 184 municípios do Estado podem registrar precipitações entre 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, há previsão de ventos fortes, variando entre 60 km/h e 100 km/h.
O alerta é de nível 2 na escala do Inmet, identificado pela cor laranja, o que significa risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As precipitações mais intensas são esperadas:
- Pela manhã, principalmente no Litoral.
- À tarde e à noite, no Litoral Norte, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Maciço de Baturité e Cariri.
Na terça-feira, dia 11, as chuvas devem continuar, variando de fraca a moderada, mas podendo ser fortes em alguns momentos, principalmente na madrugada e manhã no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. À tarde, há possibilidade de pancadas isoladas no Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns.
A partir do final da terça-feira e durante a madrugada e manhã de quarta-feira, dia 12, a tendência é de redução das instabilidades, tornando a chuva mais isolada e com menor intensidade, sobretudo no litoral, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.