Tradição dos Maracatus encanta público do polo carnavalesco 

Outros seis polos da cidade também contaram com intensa programação
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Tradição dos Maracatus encanta público do polo carnavalesco 

Outros seis polos da cidade também contaram com intensa programação
Fotos: Kiko Silva

No segundo dia do Carnaval de Fortaleza, sete maracatus se apresentaram na Domingos Olímpio, brindando os foliões com a expressão cultural que é patrimônio imaterial de Fortaleza há uma década. Além da passarela onde desfila a tradição, outros seis polos da festa receberam programação intensa.

Antônio Marcos Gomes da Silva, diretor de carnaval do Maracatu Az de Ouro, destaca que o Maracatu é uma expressão cultural importante para a preservação da história do Ceará, sobretudo do povo negro.

Este ano, o Az de ouro levou para a avenida o desfile Bárbara Guerreira, Flor do Cariri, em homenagem a revolucionária Bárbara de Alencar. “A gente também está buscando essa aproximação da história, falando da resistência, dos direitos das mulheres, pela forma como ela lutou”, conta o carnavalesco.

´brincante de maracatu com roupa toda branca e o rosto coberto, representando um orixá
Sete maracatus desfilaram na avenida no domingo
Desfilando no Maracatu Nação Baobá há 20 anos, Roseane Sanabio observa que o maracatu tem o poder de fortalecer as relações comunitárias. “É com muita dificuldade que a gente bota o Maracatu na avenida, então está todo mundo muito unido, muito emocionado, está dando tudo certo, é mais do que a gente esperava, lindo demais.”

Segundo o presidente do Nação Baob, Praxedes de Souza, a agremiação possui aproximadamente 500 brincantes, quase todos da comunidade da Bela Vista, no bairro homônimo.

A tradição é partilhada desde cedo com as novas gerações. No Nação Baobá, a brincante Sonia Mara desfilou com o filho Enzo, de dois meses, nos braços. “Faz muito tempo que eu desfilo, desde criança. Minha família toda dança. A mãe dança desde pequena, então vamos botar ele desde pequeno também.” Para Sonia, o maracatu é força e inspiração.

Nas arquibancadas, a comoção também alcança quem assiste à expressão da tradição. Enquanto o engenheiro Ricardo Vieira Cruz fala sobre os desfiles, as lágrimas escorrem pelos seus olhos. “Maracatu é emoção”, define ele, refletindo que o sentimento foi construído na presença, ao ponto de o maracatu fazer parte de quem ele é.

Todo ano, o motorista Saulo Ricardo Barroso acompanha a festa na Av. Domingos Olímpio. “É a nossa cultura aqui de Fortaleza. Eu já brinquei o maracatu e me arrepio todinho quando vejo. É muita emoção.”

Desfilaram esta noite os maracatus Rei de Paus, Nação Baobá, Az de Ouro, Vozes da África, Nação Fortaleza, Nação Palmares e Leão de Ouro. No dia anterior, passaram pela avenida o Grupo de Percussão Caldeirão e os maracatus Corte Imperial, Nação Axé de Oxossi, Rei Zumbi, Obalomí, Solar, Nação Pici e Nação Iracema. Na segunda-feira (3/3), a Domingos Olímpio será palco para o desfile de blocos e cordões, e na terça-feira (4/3), os afoxés e escolas encerram o Carnaval.

Domingo de Carnaval

Neste segundo dia do Carnaval de Fortaleza 2025, a banda Pacote de Biscoito abriu a programação, animando a criançada desde 9h da manhã no Passeio Público, e foi seguida por A Doidice que dá. Na praça João Gentil, no Benfica, a festa foi animada por Fabinho Varela, Banda Verão S/A, Banda Brasilis e Maracatu Solar. Já no Mercado dos Pinhões, a folia começou com Manga Rosa e continuou com Rozângela Bandeira & Banda, o bloco Iracema Bode Beat e a banda Feed Semana.

O Parque Rachel de Queiroz começou com a teatral Dona Zefinha animando a criançada. Em seguida, Anderson Monteiro e Banda e a Banda Pimenta Malagueta fizeram a festa dos foliões. Enquanto isso, o polo da Mocinha foi embalado pelo clássico Bloco Num Ispaia Sinão Ienche.

Na avenida Domingos Olimpio, os Maracatus começaram a desfilar às 18h. No Aterrinho da Praia de Iracema, a noite começou às 17h,com Dipas, o pagodeiro foi sucedido por Perimetrurbano, Dom L e Xamã.

Polos

No Benfica, a festa está ocorre durante todos os dias de Carnaval a partir das 13h. No Mercado dos Pinhões, as atrações sobem ao palco a partir das 15h30 nos quatro dias de festa.

O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio contou com cortejos de Maracatus, no sábado e no domingo (1º e 02/03). Os blocos e cordões desfilam na segunda-feira (03/03); e afoxés e escolas de samba, na terça (04/03).

O polo da Mocinha fica com o bloco Num Ispaia Senão Ienche, que está garantindo a diversão do público todos os dias de Carnaval (1º a 04/03), a partir das 18h. O Aterrinho da Praia de Iracema está recebendo atrações locais e nacionais, começando o festejo às 17h.

O Passeio Público continua com programação infantil das 9h às 12h durante os próximos dias de Carnaval. No Parque Rachel de Queiroz, a comemoração inicia diariamente a partir das 16h30, prometendo agitar o público com uma mistura de ritmos, também incluindo agenda para a criançada

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.