No sábado, dia 22, aconteceu o último dia do Pré-Carnaval de Fortaleza, em vários polos. Na praia de Iracema, a festa, que atraiu uma multidão, começou ainda no início da tarde com o tradicional cortejo das baterias de samba Camaleões do Vila, Bonde Batuque, Unidos da Cachorra e Baqueta.
Uma festa para todos
Tornar o Carnaval mais democrático e inclusivo foi um dos objetivos da Prefeitura de Fortaleza. A secretária da Cultura (Secultfor), Helena Barbosa, enfatizou a descentralização da festa, com eventos em 20 polos diferentes, abrangendo todas as regionais da cidade. Além da Praia de Iracema, o sábado, dia 22, contou com programação no Mercado da Aerolândia, Mocinha, Praça do Ferreira, Conjunto Palmeiras, José Walter e Benfica.
“Estamos com um sentimento muito especial, porque vimos uma cidade feliz com esse novo formato. Acabei de chegar do palco do Conjunto Palmeiras e fiquei emocionada. Famílias inteiras estavam lá, num clima de festa e com uma organização impecável. Nosso planejamento foi intenso para garantir uma boa estrutura, e é gratificante ver a população valorizada e engajada. Receber o reconhecimento das pessoas é muito satisfatório”, afirmou.
Helena Barbosa garantiu que essa descentralização será uma política contínua. “Nosso DNA é estar perto da população, com uma política olho no olho. O Carnaval está bem diverso. Temos a tradição da avenida, com agremiações, maracatus e afoxés, mas também montamos uma programação variada, atendendo diferentes gostos e ritmos. Teremos de tudo: do tecnobrega ao trap, do forrozão à homenagem ao Ednardo. Nossa expectativa é encerrar com chave de ouro o ciclo carnavalesco de Fortaleza”, concluiu.
No palco principal da Praia de Iracema, as apresentações começaram com Luiza Nobel e seu show Baile Preto, aquecendo o público para o rapper Marcelo D2. “Nosso objetivo é sempre celebrar a cultura preta do Brasil, explorando nossos ritmos. Cantamos, principalmente, clássicos da Axé Music. Foi maravilhoso ver a praia lotada e dividir palco com um artista como Marcelo D2”, comentou Luiza.
O encerramento ficou por conta de D2, que apresentou a turnê Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba, celebrando o samba e envolvendo o público em uma explosão de energia. O repertório trouxe sucessos como “Qual é?” e “Desabafo”, além de clássicos de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal, garantindo um grandioso desfecho para o Pré-Carnaval da capital cearense.