O governador do Ceará, Elmano de Freitas, enviou nesta terça-feira, dia 18, à Assembleia Legislativa do Estado (Alece) a proposta de reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede pública estadual. O aumento será retroativo a janeiro de 2025 e beneficiará cerca de 62 mil profissionais, entre ativos, inativos, efetivos e temporários.
O reajuste foi anunciado na semana passada pelo governador, após uma reunião com a Secretaria da Educação e o Sindicato Apeoc, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. “A educação do Ceará é motivo de orgulho, e isso só é possível graças ao trabalho diário dos nossos professores. Negociamos esse reajuste com seriedade e respeito à categoria. Serão investidos R$ 280 milhões para garantir essa valorização, um recurso do povo cearense bem aplicado em nossos profissionais”, afirmou Elmano.
A mudança segue o reajuste nacional do piso do magistério, definido pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro. Com isso, o valor mínimo passa a ser de R$ 4.961,73 para uma jornada de 40 horas semanais.
Além do aumento salarial, outras reivindicações da categoria também foram atendidas. Entre elas estão:
– O início do processo de promoções sem titulação para 2024, previsto para abril;
– O pagamento retroativo do piso para aposentados, que será antecipado para o primeiro semestre de 2025;
– A convocação de professores remanescentes do concurso público de 2018 e do concurso para docentes indígenas;
– A antecipação do pagamento dos precatórios, em negociação com a Advocacia-Geral da União (AGU);
– A abertura do processo definitivo para ampliação da carga horária dos docentes.
Com essas medidas, o Governo do Ceará reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria do ensino no estado.