Search
Close this search box.

Prefeitura de Fortaleza conquista Prêmio Bicicleta Brasil com o programa Pedala Mais e o Bicicletar

A iniciativa é do Ministério das Cidades e destacou 18 projetos vencedores, em seis categorias, dentre os quais o programa Pedala Mais e o Bicicletar levaram as notas mais altas
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Prefeitura de Fortaleza conquista Prêmio Bicicleta Brasil com o programa Pedala Mais e o Bicicletar

A iniciativa é do Ministério das Cidades e destacou 18 projetos vencedores, em seis categorias, dentre os quais o programa Pedala Mais e o Bicicletar levaram as notas mais altas
FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Fortaleza conquistou o Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades, com o programa Pedala Mais e o sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar. O Pedala Mais ficou em primeiro lugar da categoria 5 do Prêmio, reservada a “Projetos, Planos, Programas e Urbanização”, seguido pelo Bicicletar, que alcançou o 2º lugar da mesma categoria. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (08/11).

Política cicloviária da Capital, o Pedala Mais engloba projetos de inovação, infraestrutura e sustentabilidade com intuito de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável da América Latina, tendo como guia a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que prioriza modos de transporte mais sustentáveis.

O programa vem promovendo a expansão e a conectividade da malha cicloviária em toda a capital cearense, oferecendo mais segurança para os ciclistas realizarem seus trajetos diários. Atualmente, Fortaleza conta com 480 km de malha cicloviária, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados.

“É um reconhecimento fantástico para o trabalho que a cidade vem fazendo, e tem um valor considerável por vir de uma iniciativa do Governo Federal, isso tem um peso muito grande. Entendemos que os dois projetos premiados têm uma relevância positiva para a cidade como promoção dos meios ativos de transporte, mas também como benefício palpável para a população e como política pública de mobilidade. Então é uma felicidade enorme e ressalta a importância da política cicloviária para a cultura de Fortaleza”, pontua a coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro.

O Bicicletar, um dos braços do programa, é considerado um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas do Brasil em número de estações por habitantes. Com 252 estações em operação, 90% destes equipamentos estão a 300 metros de uma infraestrutura cicloviária, consolidando Fortaleza como uma cidade que promove o uso da bicicleta como meio de transporte acessível e sustentável. Com mais de 7 milhões de viagens realizadas desde o início de sua operação, em 2014, o Bicicletar possui 1.500 bicicletas convencionais, 100 bikes elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar, versão infantil do programa, e este ano ampliou sua presença para todas as 12 regionais da cidade.

Avaliação

O Prêmio Bicicleta Brasil foi dividido em seis categorias e teve mais de 70 iniciativas habilitadas, oriundas de todo o país. A iniciativa do Ministério das Cidades faz parte do Programa Bicicleta Brasil, sob gestão da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, e está vinculado ao Selo Bicicleta Brasil.

Em sua primeira edição, a premiação tem o objetivo de destacar boas práticas, sejam elas técnicas, científicas ou artísticas, para o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Todos os projetos avaliados vão receber o Selo Bicicleta Brasil, como reconhecimento.

Dos 18 projetos vencedores, nas seis categorias, o programa Pedala Mais e o Bicicletar levaram as notas mais altas: 9,58 e 9,17, respectivamente. O reconhecimento reflete o compromisso da gestão municipal com a melhoria da mobilidade urbana de Fortaleza, focando em soluções sustentáveis e comprovando que a bicicleta é uma alternativa viável de transporte urbano.

Pedala Mais

Oficialmente lançado em 2023 pelo prefeito José Sarto, o Pedala Mais inclui, além da ampliação da malha cicloviária, ações de manutenção e melhorias nas infraestruturas cicloviárias, instalação de elementos de proteção, ampliação do Bicicletar, plantio de árvores, elementos inovadores como o primeiro painel de dados de ciclistas, a construção de novos bicicletários, assim como encontros periódicos com a comunidade ciclista e atividades de incentivo ao uso da bicicleta já incorporadas no calendário da cidade, como a Ciclofaixa de Lazer.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.