Mais de 25 mil tablets são entregues a estudantes da rede estadual na Região Metropolitana de Fortaleza

Os tablets são voltados para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio e contam com chips de internet
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Mais de 25 mil tablets são entregues a estudantes da rede estadual na Região Metropolitana de Fortaleza

Os tablets são voltados para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio e contam com chips de internet
Foto: reprodução

Nesta sexta-feira, dia 8, o Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets para estudantes da rede estadual de ensino de oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O evento simbólico de entrega ocorreu no Ginásio Cazuzão, em Caucaia, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do prefeito de Caucaia, Vítor Valim, e outras autoridades.

Os jovens contemplados nesta ocasião estudam em escolas situadas nos municípios de Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, que constituem a área de abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1.

Ana Bianca Campos, de 15 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Professora Eudes Veras, em Maracanaú. Para ela, o tablet assegura o acesso a mais conteúdos disponíveis em plataformas e materiais pedagógicos que complementam as atividades.

“Muitos de nós temos apenas um celular em casa. E tem outras pessoas, outros irmãos, né? Eu tenho dois irmãos que também estão no Ensino Médio, e isso complica às vezes quando precisamos fazer pesquisa em casa. Meus irmãos também devem receber tablets, então isso vai nos ajudar bastante”.

O Estado investiu mais de R$ 100 milhões para entregar equipamentos a 228.676 estudantes em todo o Ceará. “É mais do que justo, é certo, que o recurso público oportunize um tablet para o estudante da escola pública”, destaca o governador Elmano de Freitas.

Ainda segundo o governador, esse investimento fortalece a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A rede pública estadual tem 99% dos estudantes inscritos no exame. “Nós acreditamos em uma escola de tempo integral, qualificada, com professores capacitados, para que possamos dar a esses jovens, efetivamente, a oportunidade que eles merecem, a oportunidade de construir um projeto de vida com trabalho, com dignidade, com criatividade”, defende.

Em 2024, o Governo do Ceará já entregou tablets para estudantes da rede estadual de Fortaleza, RMF e Região do Cariri. “É um equipamento que eles podem levar para casa, é uma ferramenta para a criatividade, para aprofundar os estudos. Nós estamos fazendo essa entrega em todo o Ceará”, afirma a titular da Seduc, Eliana Estrela.

Educação de qualidade com equidade

Os tablets são voltados para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio e contam com chips de internet, para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem dentro e fora de sala de aula.

Facilitar o acesso a esse tipo de equipamento promove a inclusão digital e amplia as possibilidades pedagógicas, permitindo que os estudantes tenham acesso a ferramentas e outras experiências que enriquecem o processo educacional.

Quem também recebeu o tablet foi Lázaro Silva, 17, estudante da 2ª série na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia. Lázaro também faz o curso técnico em Logística e, segundo ele, pretende continuar na área durante a graduação.

“O tablet não é apenas um dispositivo, eu o vejo mais como uma ferramenta para auxiliar no nosso aprendizado. Vai nos ajudar a procurar novos conhecimentos e treinar nossas habilidades para o futuro que queremos”, acredita.

Notebooks para professores

O Governo do Ceará também incentiva a conectividade dos professores da rede pública estadual. Em agosto, foram entregues 2.259 notebooks para os docentes das escolas estaduais.

Os equipamentos têm o objetivo de auxiliar os profissionais no planejamento de suas ações, na organização de sua prática pedagógica e no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, reforçando o ensino e a aprendizagem. Os notebooks fazem parte de 29.800 máquinas, adquiridas pela Seduc, no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade. Os demais já foram entregues em anos anteriores.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.