Nesta quinta-feira, dia 26, foi aprovado na Câmara Municipal o projeto que garante transporte gratuito para os eleitores de Fortaleza nos dois domingos de eleição, nos dias 6 e 27 de outubro, correspondentes ao primeiro e segundo turno. O Governo do Estado já havia sancionado a gratuidade também para os ônibus que circulam entre municípios do Ceará e nas regiões metropolitanas.
O benefício se estende a viagens por transporte metroviário, rodoviário intermunicipal e metropolitano, com o intuito de facilitar o deslocamento de pessoas que votam em cidades diferentes de onde residem, visando reduzir a abstenção eleitoral, conforme explicou o Executivo Estadual, responsável pelo projeto.
Agora, a proposta segue para sanção do governador, que deverá oficializar a lei em tempo para as próximas eleições de 2024. Em Fortaleza e Caucaia, onde é possível que haja segundo turno, a votação será no dia 27 de outubro.
Nos dias de eleição, o transporte gratuito será oferecido das 5h às 18h. Para o Serviço Regular Interurbano Convencional (viagens entre cidades), o reconhecimento da gratuidade será mediante apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação. A tarifa será isenta entre as 17h da sexta-feira anterior à eleição e as 8h da segunda-feira seguinte. Os eleitores devem reservar suas passagens com pelo menos dois dias de antecedência.
No caso do Serviço Regular Metropolitano Complementar (viagens na região metropolitana), a gratuidade também será válida das 5h às 18h do dia da eleição, mediante apresentação do documento eleitoral.