Hoje, 26 de julho de 2024, foi realizada a licitação da maior obra de infraestrutura da história do Crato: o Projeto de Reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. A notícia foi recebida com grande alegria pelos moradores, já que a obra atende a uma antiga reivindicação da população e promete solucionar um problema que há muito tempo causa sofrimento.
O projeto foi inicialmente apresentado ao então Governador do Ceará, Camilo Santana, pelo Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. Na época, Santana garantiu R$ 50 milhões para a execução da obra, que ele considerava o maior problema de infraestrutura da cidade.
Embora não tenha sido possível iniciar a obra durante sua gestão, o valor foi assegurado para que seu sucessor, o Governador Elmano de Freitas, pudesse dar continuidade aos projetos.Agora, com o comprometimento do Governador Elmano de Freitas, já estão destinados os recursos necessários para as duas primeiras etapas, orçadas em R$ 126.784.977,73.
A obra será dividida em três etapas: as duas primeiras serão executadas pelo Governo do Estado do Ceará e a terceira etapa pelo Governo Federal, através do Presidente Lula, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ser anunciado ainda hoje.
O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, destacou a importância das parcerias entre governos e administrações alinhadas, que demonstram compromisso com a transformação da vida da população cratense.