5º voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

Desde janeiro, quatro voos semelhantes já trouxeram brasileiros deportados dos EUA, sendo um no primeiro mês do ano, dois em fevereiro e outro em março
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

5º voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

Desde janeiro, quatro voos semelhantes já trouxeram brasileiros deportados dos EUA, sendo um no primeiro mês do ano, dois em fevereiro e outro em março
Foto: reprodução

Um novo voo trazendo 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos deve pousar na manhã desta sexta-feira, dia 28, em Fortaleza conforme informações do Ministério dos Direitos Humanos. Essa é a quinta aeronave transportando repatriados desde o início do segundo mandato de Donald Trump. Após o desembarque, um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) será disponibilizado para levar os passageiros que desejarem seguir para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

A operação de recepção conta com equipes dos ministérios da Justiça, Direitos Humanos, Defesa, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social, além de representantes da Defensoria Pública da União (DPU), da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS). Desde janeiro, quatro voos semelhantes já trouxeram brasileiros deportados dos EUA, sendo um no primeiro mês do ano, dois em fevereiro e outro em março.

Nos dois voos ocorridos em fevereiro, passageiros denunciaram condições degradantes durante o trajeto, incluindo o uso de algemas e a falta de alimentação por até 12 horas. O primeiro voo do segundo governo Trump, ocorrido em 24 de janeiro, trouxe 158 deportados e deveria pousar em Confins, mas, devido a problemas técnicos, precisou aterrissar em Manaus, onde parte dos passageiros desceu algemada, gerando desconforto diplomático.

Em 7 de fevereiro, outro voo chegou a Fortaleza com 111 brasileiros, sendo esse aeroporto escolhido por estar entre os mais próximos dos Estados Unidos, reduzindo o tempo em que os deportados permaneceriam algemados. Já em 21 de fevereiro, uma nova aeronave trouxe 94 repatriados, incluindo nove crianças e dois idosos, além de dois passageiros com mandados de prisão em aberto. Em 15 de março, o quarto voo transportou 127 deportados, dos quais 10 eram crianças e adolescentes, e dois tinham antecedentes criminais, um por roubo e outro por porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, a operação tem como objetivo oferecer suporte aos repatriados, garantindo assistência para que retornem aos seus estados de origem, facilitação no contato com familiares e, se necessário, oferta de acolhimento temporário.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.