Nesta segunda-feira, dia 17, o Ceará atingiu a marca de 32 açudes em sua capacidade máxima, impulsionado pelo sangramento do açude Sobral, situado na bacia do Acaraú. Na bacia hidrográfica Metropolitana, 12 reservatórios já transbordaram, incluindo o açude Sítios Novos, em Caucaia, que possui capacidade de armazenamento de 127,95 hectômetros cúbicos (hm³).
Outros reservatórios também se aproximam da capacidade total, como o Catucinzenta (22,78 hm³), em Aquiraz; Malcozinhado (38,09 hm³), em Cascavel; e Penedo (2,23 hm³), em Maranguape, todos com volume acima de 90%. Ao todo, 18 açudes no estado estão próximos da sangria, apresentando níveis superiores a 90% de sua capacidade.
Desde o início do período chuvoso, o Ceará já acumulou um aporte de 1,83 bilhão de m³ nos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Açudes que atingiram a capacidade máxima no Ceará:
- Acarape do Meio
- Acaraú Mirim
- Amanary
- Aracoiaba
- Arrebita
- Carmina
- Caldeirões
- Cauhipe
- Colina
- Do Batalhão
- Forquilha
- Frios
- Gameleira
- Gavião
- Gerardo Atimbone
- Germinal
- Itapajé
- Itapebussu
- Itaúna
- Jenipapo
- Maranguapinho
- Pacajus
- Pesqueiro
- Quandú
- São Pedro Timbaúba
- São Vicente
- Sítios Novos
- Sobral
- Sucesso
- Tijuquinha
- Tucunduba
- Várzea da Volta
Previsão do tempo
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para terça-feira (18) indica chuvas passageiras em Fortaleza, enquanto o Cariri, sul do Sertão Central, Inhamuns, faixa litorânea e Maciço de Baturité terão céu variando de nublado a chuvoso.
Na quarta-feira (19), o tempo deve seguir instável, com previsão de céu parcialmente nublado a nublado e chuvas no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Jaguaribana, Cariri e Maciço de Baturité.